Saúde

Unidade de Hospitalização Domiciliária do Oeste assistiu mais de 1.500 doentes

13 jun 2024 10:00

Dos 1.501 doentes assistidos no domicílio, registou-se uma demora média de 10,6 dias no internamento

unidade-de-hospitalizacao-domiciliaria-do-oeste-assistiu-mais-de-1500-doentes
Unidade de Hospitalização Domiciliária do Oeste tem duas equipas a funcionar
DR

A Unidade de Hospitalização Domiciliária (UHD) da Unidade Local de Saúde do Oeste (ULS do Oeste) já prestou cuidados de saúde no domicílio a um total de 1.501 doentes, libertando 15.881 dias de internamento convencional no hospital, durante os cincos anos em que esteve em funcionamento.

Foram realizadas 27.010 visitas, tendo sido percorridos 419.069 quilómetros pelos concelhos da área de influência da ULS do Oeste, refere uma nota de imprensa.

Dos 1.501 doentes assistidos no domicílio, registou-se uma demora média de 10,6 dias no internamento.

A Unidade de Hospitalização Domiciliária tem em funcionamento duas equipas, uma na Unidade Hospitalar de Caldas da Rainha e outra na Unidade Hospitalar de Torres Vedras.

As equipas, constituídas por médicos, enfermeiros, uma assistente técnica, uma gestora, uma assistente social, uma farmacêutica e uma nutricionista, têm a seu cargo uma lotação de cinco camas cada, traduzindo-se numa lotação total de dez camas, que funcionam 24 horas por dia, sete dias por semana.

São referenciados para esta unidade doentes internados na ULS do Oeste ou provenientes do Serviço de Urgência e da Consulta Externa, assim como dos cuidados de saúde primários, informa ainda.

O Conselho de Administração da ULS do Oeste enaltece uma vez mais o profissionalismo, o empenho e a dedicação das equipas da Unidade de Hospitalização Domiciliária.

Após cinco anos de actividade, o reconhecimento e o grau de satisfação por parte dos utentes e familiares são demonstrativos da relevância deste projecto na prestação de cuidados de saúde de proximidade aos utentes da região Oeste, para além da rentabilização da capacidade instada do hospital.

A Unidade Local de Saúde do Oeste agrega, desde o início de Janeiro de 2024, numa única entidade o Centro Hospitalar do Oeste, o Agrupamento de Centros de Saúde do Oeste Norte e o Agrupamento de Centros de Saúde do Oeste Sul, integrando os concelhos de Caldas da Rainha, Óbidos, Bombarral, Peniche, Lourinhã, Cadaval, Torres Vedras, Sobral Monte Agraço.

A população residente da área geográfica de influência directa da ULS do Oeste é de 235.231 residentes, distribuídos por aproximadamente 1.348 km².