Sociedade

EPADRC arrisca-se a ganhar 20 mil euros em painéis solares

22 mai 2024 17:33

Escola de Alcobaça apresentou projecto A Floresta Con(m)Vida

epadrc-arrisca-se-a-ganhar-20-mil-euros-em-paineis-solares

A Escola Profissional de Agricultura e Desenvolvimento Rural de Cister, de Alcobaça, está entre as dez finalistas da quarta edição do prémio Energy Up, um concurso nacional que desafia as escolas portuguesas a apresentar projectos e ideias que contribuem para a jornada da transição energética.

A organizadora do evento, Fundação Galp, atribui 20 mil euros em painéis solares ao grande vencedor. O Prémio Energy Up dará ainda prémios para os melhores projectos por nível de escolaridade no valor de dois mil euros para o 1.º lugar e de mil euros para os 2.º e 3.º postos.

“Estes prémios destinam-se a incentivar as escolas a prolongarem o seu investimento em prol da jornada de sustentabilidade e transição energética.”

Os alunos da escola de Alcobaça vão subir ao palco no Pavilhão do Conhecimento, a 29 de Maio, juntamente com as outras escolas finalistas dos distritos de Aveiro, Braga, Coimbra, Faro, Portalegre, Porto, Setúbal e Viseu.

“Através do projecto A Floresta Con(m)Vida, a escola do distrito de Leiria implementou um conjunto de acções que contribuíram para a preservação e valorização da área florestal dentro do local de ensino”, refere o comunicado da Fundação Galp.

Simultaneamente, o projecto teve também impacto pedagógico na formação dos alunos do curso profissional de Técnico/a de Produção Agropecuária.