Sociedade
Entre luta livre e cinema, SIR 1.º de Maio fez 100 anos
Novo pavilhão e centro de dia são as ambições desta sociedade da Marinha Grande
A festa do centenário foi feita num registo minimalista, em formato online, mas a Sociedade de Instrução e Recreio 1.º de Maio quer dar provas de vitalidade, pelo que muitos outros marcos hão-de ser celebrados com a presença de todos, acredita Cristina Sousa, presidente de direcção desta colectividade, que é a mais antiga da Marinha Grande.
A SIR 1.º de Maio nasceu há 100 anos, porque um filho da terra regressou do Brasil e entendeu que precisava de um espaço onde pudesse reencontrar e privar com todos os amigos que tinha deixado no lugar de Picassinos durante os anos em que esteve emigrado. A constituição da sede viria a acontecer pela mão de seis sócios: Augusto Gomes, Manuel Gomes, Manuel Francisco Agostinho, João Moiteiro, Rodrigues Oliveira e José da Silva Roque.
Ao longo de um século, muitas actividades foram passando por esta casa, desde xadrez à luta livre, passando pelas projecções de cinema, em 1956.
Actualmente, explica Cris
Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?
Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.