Viver

Ensemble de Sopros da Associação das Filarmónicas de Leiria lança homenagem a Marcos Romão Júnior

6 fev 2024 09:20

Quarto Caderno Filarmónico do projecto de Leiria apoiado pela DGArtes está disponível nas plataformas digitais

ensemble-de-sopros-da-associacao-das-filarmonicas-de-leiria-lanca-homenagem-a-marcos-romao-junior

São 12 faixas e aproximadamente uma hora e cinco minutos de música da autoria de Marcos Romão dos Reis Júnior, no novo Caderno Filarmónico lançado pelo Ensemble de Sopros da Associação das Filarmónicas do Concelho de Leiria (AFCL).

Natural de Loures, Marcos Romão Júnior (1917-2000) foi maestro, compositor e professor, chefiou a Banda da Armada e ensinou durante anos nos cursos do Conservatório Nacional e da Gulbenkian, entre outros.

Depois de estudar clarinete entre as elites mundiais, no Conservatório de Paris, em França, dividiu a carreira entre músico da Marinha e solista de recitais pelo país fora.

Premiado e condecorado, integrou as antigas Orquestras Sinfónicas de Lisboa, a Orquestra Sinfónica Nacional e a Orquestra Filarmónica de Lisboa.

“A primeira vez que conheci o compositor Marcos Romão dos Reis Júnior foi em 1985, quando ingressei na Banda da Força Aérea Portuguesa e pude privar com a sua música”, escreve o maestro Alberto Roque, numa nota publicada nas redes sociais. “Foi desde esse momento que tive uma relação muito especial com essa música e com a sua originalidade”.

“Sempre achei estranho não haver mais gente a tocar a sua obras e a promover este talentoso compositor”, aponta o director artístico do Ensemble de Sopros da AFCL. “Chega agora o meu momento de poder contrariar um pouco esse "esquecimento" deste grande compositor cujo mérito é essencialmente associado à sua qualidade de grande pedagogo e intérprete do clarinete”.

Marcos Romão dos Reis Júnior, Entre a Música de Câmara e a Música Para Banda é o título do quarto Caderno Filarmónico gravado pelo Ensemble de Sopros da AFCL, já disponível nas plataformas digitais de streaming.

A edição inclui um texto assinado por Bruno Madureira num projecto apoiado pela Direcção Geral das Artes.

Anteriormente, o Ensemble de Sopros da AFCL lançou cadernos dedicados a Sergre Lancen, Alfred Reed e Beethoven.