Economia
Empresas de pirotecnia do distrito antevêem Verão de bons negócios
As empresas do sector retomam as vendas do período pré-pandemia e prevêem um Verão de bons negócios, assim haja “bom-senso” das entidades licenciadoras
Depois de uma fase de grande fragilidade, causada pela pandemia, eis que as empresas do sector da pirotecnia estão a recuperar os níveis de trabalho pré-Covid 19. Alguns empresários do distrito de Leiria perspectivam um Verão bom, semelhante ao de 2023, outros antevêem até um crescimento assinalável face ao ano passado.
Essencial para que os próximos meses sejam proveitosos e sem contratempos é que as autoridades licenciadoras dos espectáculos pirotécnicos também actuem com “bom-senso”, sublinham os empresários do sector.
Denominada Louro Pirotecnia desde 2016, esta empresa familiar do concelho da Batalha remonta a 1927, quando o bisavô de Leonel Louro (actual gerente) se lançou na actividade. O actual proprietário explica que uma das fases mais difíceis da fábrica foi a da pandemia. Agora, que o negócio “está a voltar ao normal” e que foram adoptados artigos alternativos para abrilhantar as noites mais quentes de Verão, “se não houver condicionantes”, Leonel Louro prevê até um crescimento da sua actividade, “de 20% ou 30% face ao ano passado”.
O gerente explica que, para evitar paragens totais durante o período crítico de incêndios (entre 1 de Julho e 30 de Setembro), as empresas de pirotecnia desenvolveram as balonas, cuja cápsula que transporta o foguete acaba totalmente destruída, evitando a queda de material incandescente. Desde que não haja alerta vermelho, as balonas podem agora ser licenciadas, carecendo da autorização do município e da polícia local, refere Leonel Louro. E o material certificado para utilização livre do consumidor final também tem tido boa saída.
Assim sendo, e se este Verão não oferecer constrangimentos de maior, a expectativa é de um aumento de
Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?
Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.