Economia
Empresa chinesa investe 16,86 ME para produzir embalagens de cosméticos na Maceira
Shyahsin Packaging aposta no concelho de Leiria
A empresa chinesa Shyahsin Packaging vai investir 16,86 milhões de euros para instalar na Maceira, em Leiria, uma unidade de produção de embalagens para cosméticos de topo de gama.
O projecto “visa a instalação, em Portugal, de uma unidade de produção do Grupo SHP para fabrico de embalagens de cosméticos destinadas ao segmento de gama alta”, lê-se na descrição do projecto, citado pelo Eco, adiantando que o investimento vai contar com um apoio de 2,86 milhões de euros do Compete 2030.
A mesma descrição informa ainda que “a referida unidade de produção tem como propósito agilizar o fornecimento de produtos no mercado europeu, sendo, simultaneamente, parte fundamental do esforço de posicionamento da SHP como líder global do sector”. Criado em 1970, o Grupo SHP tem quatro fábricas a nível mundial, duas na China e duas no México, e afirma ser especializado na produção de embalagens para cosméticos há mais de 50 anos.
O Eco refere ainda que a fábrica, “que já está em adiantada fase de construção”, tem a data de conclusão prevista a 31 de Outubro de 2026, e conta com um apoio de 17% do investimento que é totalmente elegível para apoios europeus.
Maceira, território dinâmico
Em Janeiro, Gonçalo Lopes, presidente do Município de Leiria, adiantava, em reunião de Câmara, que a empresa chinesa ia instalar-se na antiga fábrica Dexprom.
“Esta freguesia é das mais dinâmicas do ponto de vista económico do nosso concelho, é um coração industrial. É a freguesia mais dinâmica em termos de atracção de investimento actualmente”, salientava Gonçalo Lopes.
O presidente do município mostrava-se satisfeito com a dinâmica deste território, caracterizado pela quantidade e heterogeneidade dos negócios nele instalados.