Viver
Elas e o Jazz na Nazaré com tributo ao trio Andrews Sisters
Primeiro grande concerto do Jazz Valado em 2025

Naturais do Minnesota, nos Estados Unidos, estima-se que as Andrews Sisters venderam mais de 75 milhões de discos. Um fenómeno construído na música e no cinema entre os anos 20 e 60 que é agora lembrado no 28.º Festival de Jazz de Valado dos Frades, com um concerto que vai acontecer no Cineteatro da Nazaré.
O tributo, agendado para sábado, 3 de Maio, pelas 22 horas, reúne o colectivo Elas e o Jazz (Joana Machado, Mariana Norton e Marta Hugon) com a Big Band do Município da Nazaré, no seguimento de outras colaborações com a orquestra que, em anos anteriores, envolveram artistas como João Afonso, Cristina Maria, Lena d'Água, FF ou Sónia Tavares.
Joana Machado, Mariana Norton e Marta Hugon “são três cantoras da primeira linha do jazz nacional e quando cantam juntas partem mesmo a louça”, comenta o director e programador do festival. Adelino Mota explica que o espectáculo inspirado no trio The Andrews Sisters – “swing puro e duro” com “canções muito divertidas” – será também apresentado no final de Junho no Teatro Tivoli BBVA, ou seja, pela primeira vez o Jazz Valado alarga a programação a Lisboa.
No concelho de Nazaré, a programação continua até 31 de Maio. Destaque, na noite de 10 de Maio, para a estreia em Portugal da trompetista Airelle Besson, várias vezes premiada em França, onde nasceu, que se vai apresentar em palco no formato quarteto.
Para o sábado seguinte, 17 de Maio, está agendada a apresentação do álbum Tributes, que reúne o pianista italiano Antonio Faraò com dois músicos norte-americanos: o contrabaixista John Patitucci e o baterista Gene Jackson.