Viver
Editora de Pombal lança dois novos jogos de tabuleiro em Espanha, Alemanha, Reino Unido e Holanda
Café e Rossio, os mais recentes títulos da Pythagoras, estão também incluídos num acordo que envolve Estados Unidos, Japão e Austrália
Está para breve a estreia no mercado internacional de dois novos jogos de tabuleiro com marca da editora Pythagoras, de Pombal. Chamam-se Rossio e Café, somam quatro mil unidades e já está vendida 70% da produção.
Desde 15 de Setembro que se encontram nas lojas portuguesas, entre elas a rede Fnac e os centros El Corte Inglés. Mais tarde, chegarão também aos supermercados Pingo Doce.
Café (17,95 euros, preço de venda ao público) é uma criação de José Carlos Santos e Luís Costa (Rôla e Costa, autores residentes na Marinha Grande) com ilustrações de Marina Costa. A edição espanhola está em produção e será lançada em Dezembro pela Maldito Games, que comprou a licença de Café para Espanha e vai distribuir no país vizinho a edição original de Rossio.
Por outro lado, na edição original da Pythagoras, em quatro idiomas, português, inglês, alemão e espanhol, Café e Rossio têm circulação assegurada, por distribuidores locais, na Alemanha, Reino Unido e Holanda, a partir de Outubro.
Segundo David Santos-Mendes, gestor da Pythagoras, a editora fechou ainda um acordo com uma empresa norte-americana para a distribuição de todo o catálogo nos Estados Unidos, Japão e Austrália.
Com Rossio, criado por Orlando Sá, “o objectivo é o desenvolvimento de uma linha de jogos familiares”, uma das lacunas na oferta da Pythagoras. “Jogos simples em termos de regras, mas, ao mesmo tempo, desafiadores”, um registo que evidencia “grande crescimento no mercado português”, diz David Santos-Mendes.
Rossio (29,95 euros, PVP) é indicado para maiores de oito anos e coloca os jogadores no tempo do rei D. Pedro V, num projecto que envolve mestres calceteiros e a ambição de pavimentar, com calçada portuguesa, a frente do Teatro D. Maria II e outras praças e ruas de Lisboa.
Café, por outro lado, “pretende não só agradar a um público familiar” como ambiciona cativar “um público mais conhecedor”, que procura “maior complexidade”, esclarece David Santos-Mendes. O desafio aos jogadores passa por se estabelecerem na produção, transformação e transporte de café desde a origem no Brasil, São Tomé e Príncipe, Angola e Timor Leste até aos mais requintados cafés históricos de Portugal (estabelecimentos).
É num deles que todas as novidades da Pythagoras vão ser apresentadas, no próximo dia 5 de Outubro: o Santa Cruz, em Coimbra.