Sociedade
Duas toneladas de lixo retiradas do areal
Intervenção dos voluntários da Brigada do Mar entre a Praia do Pedrógão e Leirosa
Três dias nos areais entre a Praia do Pedrógão (Leiria) e Leirosa (Figueira da Foz) bastaram para os voluntários da Brigada do Mar juntarem duas toneladas de lixo.
A intervenção, entre sábado e segunda-feira, 14 a 16 de Novembro, decorreu exclusivamente em zonas não concessionadas. E permitiu retirar das praias “cotonetes e tudo o que as pessoas vão pondo na sanita”, mas, também, redes de pesca, boias e garrafas de litro e meio de água, explica Simão Acciaioli, porta-voz do projecto apoiado pelo consórcio Transformar, uma iniciativa do Lidl Portugal e da Electrão que converte os resíduos de plástico e metal em donativos para instituições particulares de solidariedade social.
Pelo menos duas vezes por ano, a Brigada do Mar percorre o troço que inclui a Praia do Pedrógão, onde o efeito das marés arrasta detritos de diferentes origens.
“É como se fosse uma sopa. O que vamos fazendo é interromper estes fluxos”, descreve Simão Acciaioli. Como consequência, as quantidades de lixo recolhidas entre os concelhos de Leiria e Figueira da Foz estão a diminuir.
Os voluntários actuam com regularidade em toda a faixa da Marinha Grande a Ovar.