Economia
Drones aéreos da Tekever estão a ser empregues e melhorados na Ucrânia
Frente russo-ucraniana é considerada como "a mais difícil da história, no campo da guerra electrónica"
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Drones aéreos da Tekever, fabricante português com instalações em Caldas da Rainha, estão a ser utilizados na Ucrânia.
Segundo a publicação Portugal Global, da Aicep - Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal, que cita o site MilitarNYI, os veículos aéreos não tripulados deste fabricante estão a ser modernizados, através da experiência em cenário real de guerra em grande escala naquele país.
A informação, adianta o Aicep, terá sido revelada por um representante da empresa no Defense Innovation Forum 2025.
A Ucrânia utiliza os sistemas AR3 e AR5, que estão ser constantemente melhorados graças ao feedback de especialistas ucranianos.
Segundo a mesma fonte, a situação na linha de frente russo-ucraniana é considerada como "a mais difícil da história, no campo da guerra electrónica", facto que terá sido um "incentivo para desenvolver novas soluções tecnológicas que aumentem a resistência dos drones" a este tipo de cenário, onde é usada interferência de GPS, bloqueio de sinal e falsificação de dados.
O site MilitarNYI revela ainda que Tekever também está a cooperar com vários fabricantes ucranianos e patrocinou o hackathon “Machine Offensive 2.0”.
O drone AR3 foi concebido para reconhecimento marítimo e terrestre, sendo capaz de efectuar descolagens e aterragens verticais (VTOL).
Tem envergadura de 3,5 metros, comprimento de 1,9 metros e pesa de 25 kg. A carga útil é de 4 kg.
Na versão VTOL, o drone pode permanecer no ar até 8 horas. Quando lançado de uma catapulta, a autonomia chega às 16 horas.
A altitude máxima de voo é de 3.600 metros, o alcance de comunicação é de 100 quilómetros e a velocidade de cruzeiro varia entre 75 e 90 km/h.
Já o AR5 é um drone de nível operacional e táctico que também foi criado para reconhecimento no mar e em terra. Tem sete metros de envergadura, comprimento de quatro e pesa de 170 kg. Pode transportar uma carga útil de 50 quilogramas.
A autonomia de voo chega às 20 horas, com velocidade de cruzeiro até 100 km/h.