Sociedade

Dois projectos da Nazaré foram distinguidos com financiamento no âmbito do Programa MAR 2030

10 mai 2025 12:00

Iniciativas foram reconhecidas pelo seu potencial estratégico para a região

dois-projectos-da-nazare-foram-distinguidos-com-financiamento-no-ambito-do-programa-mar-2030

Na Nazaré, foram aprovadas duas candidaturas de projectos locais ao Programa MAR 2030, no âmbito do AVISO MAR2030 – Execução da Estratégia de Desenvolvimento Local do GAL Oeste Costeiro.

Os projectos Herança do Mar e do Sabor e Guardião da Praia da Nazaré foram distinguidos com financiamento, "o que representa um reconhecimento do seu potencial estratégico para a região em áreas como a valorização da cultura marítima, a preservação ambiental e a promoção do turismo sustentável", considera a autarquia numa nota de imprensa.

A iniciativa Herança do Mar e do Sabor "combina tradição e inovação, promovendo os saberes da pesca artesanal e da gastronomia local. Através da valorização do património marítimo-cultural, da criação de experiências turísticas autênticas e da qualificação de produtos e serviços, o projecto pretende contribuir para o desenvolvimento económico local sustentável. Está também prevista a requalificação de uma zona de passadiços em torno das embarcações tradicionais, com instalação de um sistema de rega que permitirá a sua manutenção", contextualiza a câmara.

O projecto Guardião da Praia da Nazaré tem como objectivo principal "a protecção da costa, com acções focadas na sensibilização para práticas sustentáveis, segurança balnear e conservação dos ecossistemas marinhos. Com a sua implementação, pretende-se reforçar a Nazaré como destino turístico de referência, aliando a valorização ambiental à promoção do empreendedorismo local", prossegue o município.

"Ambos os projectos foram enquadrados em prioridades distintas do Aviso MAR2030: preservar e promover a biodiversidade, património e cultura marítima; promoção do empreendedorismo no sector do turismo costeiro e marítimo", expõe a Câmara, que se congratula com estas aprovações, "que resultam de candidaturas submetidas no quadro de programas nacionais de incentivo ao desenvolvimento local e valorização das zonas costeiras".