Sociedade
Doença prolongada leva autor da escultura da rotunda sul de Fátima
O escultor Fernando Marques faleceu ontem, domingo, dia 14 de Maio, aos 82 anos.
Foi o autor de inúmeras peças de arte urbanas por toda a região e País, mas uma das suas obras mais conhecidas é a escultura dos Três Pastorinhos, exposta na rotunda sul de Fátima e vista a visitada por milhões de pessoas todos os anos.
Em Leiria, o trabalho do artista pode ser admirado a sul da cidade no monumento a D. Dinis, na Rotunda do Emigrante e no Jardim de Camões, no centro, ou na Rotunda dos Rotários, a meio da Circular Interna. No castelo de Ourém, a peça em destaque é a estátua de D. Nuno Alvares Pereira.
Fernando Marques nasceu em 1934, em Leiria, e era professor aposentado do aposentado do ensino secundário. Tinha no seu currículo diversas exposições de pintura, vários prémios e o seu trabalho publicado através de ilustrações em livros e jornais.
Com atelier montado na freguesia de Cortes, Leiria, em Angola, contava com dezenas de trabalhos particulares e públicos expostos.
Em Maio do ano passado, a Câmara de Leiria prestou-lhe uma homenagem através de uma exposição retrospectiva da sua obra, exposta na Biblioteca Municipal Afonso Lopes Vieira.