Sociedade

Documentário da BBC conta como o Menino do Lapedo revolucionou a ciência

18 mar 2023 12:46

A história do Vale do Lapedo (no concelho de Leiria) e do Tesouro Nacional com 29 mil anos é contada num vídeo já disponível no site da BBC

documentario-da-bbc-conta-como-o-menino-do-lapedo-revolucionou-a-ciencia
A hipótese de que os neandertais e o homem moderno se cruzaram e geraram descendência
DR

Um documentário em vídeo já disponível no site da BBC destaca a importância do Menino do Lapedo para a ciência e a revolução que provocou nos estudos sobre a evolução.

O primeiro esqueleto preservado do Paleolítico Superior em Portugal – uma criança, provavelmente menino de acordo com os dados disponíveis, que viveu há 29 mil anos – tem a classificação de Tesouro Nacional desde 2021, mas o conhecimento que permitiu adquirir é relevante para a Humanidade como um todo.

A hipótese de que os neandertais e o homem moderno (homo sapiens sapiens) se cruzaram e geraram descendência é suportada na descoberta do Menino do Lapedo, em 1998, no Abrigo do Lagar Velho, localizado no Vale do Lapedo, no concelho de Leiria, conforme nota o documentário agora divulgada pela BBC.

A equipa da televisão britânica gravou no exterior e também no Museu de Leiria e no Centro de Interpretação do Abrigo do Lagar Velho, além do Museu Nacional de Arqueologia.

São também utilizadas imagens cedidas pelo Museu de Leiria.

As entrevistas incluem os arqueólogos João Zilhão e Ana Cristina Araújo e a geoarqueologista Ana Maria Costa.

Num artigo publicado em Fevereiro no jornal Público, Ana Cristina Araújo revela que “a pala que servia de tecto ao Testemunho Pendurado, no sector mais rico do posto de vista científico e patrimonial, colapsou, arrastando sedimentos e as ocupações arqueológicas ali contidas, perdendo-se um perdendo-se um património único e irrepetível”.

Segundo João Carlos dos Santos, director-geral do Património, que confirmou em Leiria que, em Dezembro de 2022, “houve uma parte da escarpa que caiu”, o sítio arqueológico “não está em risco”.

Em Fevereiro, a Câmara de Leiria e a Direcção-Geral de Património Cultural assinaram um protocolo, que tem em vista a elaboração de um “programa de interpretação e comunicação” para o Vale do Lapedo, a entregar até ao próximo dia 28 de Abril.

A equipa constituído para o efeito é coordenada pelo director do Museu Nacional de Arqueologia, António Carvalho, e da mesma fazem parte o arqueólogo João Zilhão, o escritor Gonçalo Cadilhe e a arquitecta paisagista Aurora Carapinha.