Economia
Digital Innovation Hub no Politécnico
Anúncio foi feito pelo presidente executivo da Siemens Portugal durante o jantar conferência promovido pelo JORNAL DE LEIRIA
A Siemens vai candidatar-se a financiamento europeu para instalar quatro Digital Innovation Hubs em Portugal, um dos quais em Leiria, no Politécnico, “o primeiro fora” das instalações da empresa.
Prevê-se que avance “talvez em 2020”, revelou na conferência Pedro Pires de Miranda, presidente executivo da Siemens Portugal (na foto), explicando que a empresa está “muito satisfeita com a qualidade dos formandos” do instituto.
Segundo explicou ao JORNAL DE LEIRIA Nuno Rodrigues, vice-presidente do Politécnico de Leiria, este Digital Innovation Hub deverá ser instalado no campus da Escola Superior de Tecnologia e Gestão e vai permitir a promoção de projectos conjuntos, investigação aplicada e transferência de tecnologia.
Não se trata de uma unidade de investigação tradicional, na medida em que este tipo de projecto implica a existência de parceiros da indústria, “visando uma maior adopção das ferramentas de digitalização, alinhadas com o paradigma da indústria 4.0”.
A Siemens, recorde-se, mantém desde há muito uma ligação próxima com o Politécnico de Leiria, visível, por exemplo, na inauguração das Academias Siemens, em meados de 2014, na ESTG, e cujo objectivo principal é contribuir para a revitalização da indústria nacional e dinamizar a empregabilidade.