Sociedade
Diana Alves coordena ensaios clínicos de oncologia em Inglaterra
Investigadora natural de Porto de Mós, está no Reino Unido desde 2011, mais propriamente na cidade de Bath, onde já fez voluntariado numa associação de apoio a sem-abrigo.
Formou-se em microbiologia pela Universidade de Lisboa e, conduzida pelo desejo de “contribuir para o desenvolvimento de novos tratamentos”, acabou por enveredar pela área dos ensaios clínicos. Natural de Porto de Mós, Diana Alves, 33 anos, trabalha actualmente numa farmacêutica inglesa (Micron Group), onde faz a monitorização e coordenação desse tipo de ensaios na área da oncologia, mas também em doenças raras e infecciosas. No Reino Unido desde 2011, já fez voluntariado numa associação de apoio a sem-abrigo.
A decisão de deixar o País aconteceu na recta final do mestrado, quando se sentiu “um pouco perdida” sobre o rumo a dar ao seu percurso. “Não sabia se queria continuar a fazer investigação, mas sabia que não queria ir para um laboratório fazer análises rotineiras”, recorda. Nessa fase de indecisão, entusiasmou-se pela terapia fágica, uma área da microbiologia que “envolve o estudo do uso de bacteriófagos, vírus 'parasitários' das bactérias, como forma de combater as mesmas, evitando o uso de antibióticos”.
Após alguma pesquisa, contactou investigadores e professores que a ajudaram a perceber que existem empresas focadas no desenvolvimento desta área. Uma delas acabou por apoiar a sua candidatura a uma Bolsa Leonardo da Vinci, que viria a conseguir, mudando-se para o Re
Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?
Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.