Viver
DGArtes. Apoios para o distrito de Leiria sobem de milhares a milhões em 10 anos
Em 2015, a Direcção-Geral das Artes pagou 315 mil euros a entidades com sede no distrito de Leiria. Mas o modelo de apoios sustentados, criado em 2017, já distribuiu 7,8 milhões por nove entidades da região
![dgartes-apoios-para-o-distrito-de-leiria-sobem-de-milhares-a-milhoes-em-10-anos](https://web.jornaldeleiria.pt/uploads/h/t/t/202105280189-sa-marionetas-2-marcia-bellotti-770x470-htth.jpg)
É uma história especial, provavelmente a única história do legado de teatro Dom Roberto que continua por resgatar do esquecimento, acredita José Gil, e a companhia S.A. Marionetas quer levá-la a palco já este ano. Ao todo, em 2025, a estrutura com sede em Alcobaça pretende estrear três espectáculos, vai voltar a organizar o festival Marionetas na Cidade e prevê lançar um livro e um documentário. Está tudo no projecto avaliado positivamente pela Direcção-Geral das Artes no programa de apoio sustentado às artes, concurso em que a S.A. Marionetas obteve um financiamento de 240 mil euros, confirmado, em decisão final, na sexta-feira, 31 de Janeiro.
O impacto da verba destinada ao biénio de 2025 e 2026 traduz-se em duas palavras: “Estabilidade financeira”, resume José Gil. O director artístico da S.A. Marionetas adianta que a equipa permanente (até agora constituída por três pessoas) vai duplicar com a abertura de uma vaga para produção executiva a tempo inteiro e mais duas posições a tempo parcial. Também o orçamento do festival Marionetas na Cidade, que costuma acontecer no Outono, em Alcobaça, será maior. E embora a companhia continue a depender de outras receitas, como as que resultam da bilheteira ou da venda de espectáculos, o apoio da Direcção-Geral das Artes permite, de facto, voar mais alto.
Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?
Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.