Viver

Despesa dos municípios em cultura aumentou 15% em 2024 no distrito de Leiria

18 dez 2025 10:00

Marinha Grande e Ourém são as excepções na região. Investimento pelas câmaras do distrito de Leiria cresceu acima da média nacional. Artes do espectáculo, apoios e património mobilizam a maioria das verbas

despesa-dos-municipios-em-cultura-aumentou-15percent-em-2024-no-distrito-de-leiria
Os últimos anos em Leiria ficam marcados pela obra da Villa Portela, inaugurada em Setembro de 2025, com a exposição Sonho Manifesto!
Ricardo Graça

As despesas dos municípios em actividades culturais e criativas continuam a aumentar e segundo o Instituto Nacional de Estatística (INE) no distrito de Leiria cresceram em 2024 para 33,5 milhões de euros, valor que inclui despesas correntes (salários, cachês, apoios a entidades, água, luz e pequenas reparações, por exemplo) e despesas de capital (aquisição de equipamentos, construção ou reabilitação de edifícios e restauro de património, entre outras).

Leiria, o maior território da região em número de residentes, também é o que mais investe, com o presidente da Câmara, Gonçalo Lopes, a destacar o “ecossistema robusto, com público”, que vê actualmente na cidade e que considera uma consequência da “aposta” efectuada “ao longo dos anos” na expansão “da agenda cultural” e dos “equipamentos”.

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ