Abertura
Desconhecimento de LGP leva à exclusão da comunidade surda
Apesar de estar consagrado na lei, o direito à educação bilingue e o acesso a serviços com interpretação em LGP ainda é "inconsistente" e "insuficiente"
A Associação Portuguesa de Surdos (APS) luta, diariamente, para que os direitos da comunidade surda sejam devidamente reconhecidos pela sociedade. No papel, eles já existem, mas faltam acções práticas que garantam uma plena integração destas pessoas na comunidade. Pedro Mourão, presidente desta entidade, diz mesmo que o desconhecimento da Língua Gestual Portuguesa (LGP) contribui para a “exclusão diária da comunidade surda, dificultando a sua integração e o seu acesso a serviços essenciais”.
“Infelizmente, o conhecimento da LGP entre a população portuguesa é ainda muito limitado, e poucos têm qualquer capacidade de comunicação básica nesta língua”, lamenta o dirigente, atribuindo esta falha à falta de ensino de LGP no currículo escolar.
Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?
Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.