Abertura

Descargas reveladoras. Obras a conta-gotas insuficientes para mar de turistas

21 ago 2025 08:00

Sistemática falta de investimento em saneamento traduz-se na sucessiva contaminação do mar na nossa costa. Nazaré e Praia da Vieira somam prejuízos ambientais e económicos

descargas-reveladoras-obras-a-conta-gotas-insuficientes-para-mar-de-turistas
.
DR
Daniela Franco Sousa

Só nesta época balnear, as descargas nos sistemas de saneamento e tratamento de efluentes levaram duas vezes à interdição de banhos na Praia da Nazaré e outras duas na Praia da Vieira. Numa das situações, na Nazaré, devido à contaminação do mar, mais de uma centena de pessoas teve de ser assistida, apresentando um quadro clínico de vómitos, náuseas e diarreia. Recentemente, outra descarga no Lis deixou um rasto nefasto sobre a fauna e a flora local, com milhares de peixes mortos no rio.

Além do ambiente e da saúde pública, estes cenários mancharam a imagem do território perante muitos turistas, que desistiram das suas reservas de alojamento. Aquando da última ocorrência, causada por uma avaria na estação elevatória de Monte Real, o secretário de Estado do Ambiente esteve em Leiria e defendeu que, apesar de “marcantes”, num universo de mais de 600 praias do País, casos onde os banhos são proibidos são “muito pontuais”.

João Manuel Esteves enfatizou que a questão ambiental é uma preocupação cada vez maior e que há trabalho de “melhoria sistemática” feito pelos municípios, empresas e pelos sistemas.

Visão diferente têm ambientalistas, autarcas, hoteleiros e agricultores, para quem situações deste tipo se repetem vezes de mais, com impactos enormes sobre a saúde e a economia local, e que são reveladores do pouco investimento que, durante décadas, foi feito em matéria de saneamento.

Condutas de meio século

No dia 12 de Agosto foi detectada uma obstrução na conduta de saneamento, junto à Praça Manuel Arriaga, na Nazaré. Durante hora e meia escorreram efluentes para o mar e, por precaução, a capitania decidiu interditar banhos na zona

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ