Desporto

Danos no relvado obrigam União de Leiria a jogar em casa emprestada

20 set 2024 14:11

O concerto do Rockin' 1000 deixou o relvado do Estádio Dr. Magalhães Pessoa danificado e a Liga Portugal interditou o espaço

Relvado será alvo de uma "intervenção profunda"
Relvado será alvo de uma "intervenção profunda"
DR
Relvado será alvo de uma "intervenção profunda"
Relvado será alvo de uma "intervenção profunda"
Relvado será alvo de uma "intervenção profunda"
Relvado será alvo de uma "intervenção profunda"

A União de Leiria (UDL) vai ter de jogar os próximos jogos em condição de visitado numa casa emprestada, já que a Liga Portugal interditou o relvado do Estádio Dr. Magalhães Pessoa devido aos danos deixados pelo concerto Rockin' 1000 no tapete.

Em comunicado de imprensa, o clube unionista refere que “apesar das garantias dadas pelo município em como a realização do Rockin' 1000 não iria inviabilizar a realização dos jogos da União de Leiria em casa, o relvado ficou sem condições, tendo sido interditado pela Liga Portugal para qualquer tipo de actividade”.

Os estragos obrigam mesmo à realização de uma “intervenção profunda” no relvado, que foi completamente remodelado há cerca de dois anos.

Sem certezas sobre quando poderá voltar a jogar em casa, a UDL adianta já que os próximos dois jogos em condição de visitado vão decorrer no Estádio Municipal de Rio Maior, frente ao CS Marítimo, a 29 de Setembro, e frente ao FC Felgueiras, a 11 de Outubro.

Na mesma nota de imprensa, o clube reconhece a importância destes eventos para a região, mas defende que “a sua realização não pode colidir com a actividade das instituições que nos últimos anos tem sido a bandeira da Região Centro”.

O Município de Leiria confirma que estão a decorrer trabalhos de recuperação do relvado no Estádio Dr. Magalhães Pessoa, intervenção que “desde a primeira hora estava prevista”.

Os trabalhos técnicos de recuperação do relvado centram-se na “remoção de matéria orgânica acumulada e melhoria da circulação de ar e água”, além de estar previsto “um processo de perfuração para aliviar a compactação do solo e a aplicação de uma nova camada de sementes específicas para futebol”.

Ainda será adicionada “areia especial” e “fertilizando adequado” para que o relvado “recupere rapidamente”.

“Estamos certos de que muito em breve o recinto voltará a apresentar as excelentes condições que lhe valeram a inclusão no lote de estádios Premium pela Liga Portugal”, acrescenta a autarquia leiriense, ao frisar que tem sido parceira “do projecto desportivo e social da União nos últimos anos”.