Desporto

Da cidade do Lis ao Oeste, Volta do Futuro traz ao distrito as jovens promessas do ciclismo

23 mai 2024 09:38

A primeira etapa arranca hoje, às 12 horas, junto às Piscinas Municipais de Leiria

da-cidade-do-lis-ao-oeste-volta-do-futuro-traz-ao-distrito-as-jovens-promessas-do-ciclismo
Apresentada na terça-feira, a Volta a Portugal do Futuro arranca hoje e termina no domingo, em Caldas da Rainha
Podium Events
Inês Gonçalves Mendes

Leiria, Caldas da Rainha, Pombal e Figueiró dos Vinhos. Estas são as paragens da Volta a Portugal do Futuro no distrito de Leiria, a principal competição portuguesa de ciclismo sub-23 que funciona como uma mostra das jovens promessas na modalidade.

A prova foi apresentada esta terça-feira, em Leiria, cidade de onde arranca hoje a primeira etapa. Com um percurso de 140,5 quilómetros, esta etapa liga a cidade do Lis a Águeda, passando ainda pela Marinha Grande, com início agendado para as 12 horas, junto às Piscinas Municipais.

Nesta 31.ª edição da competição, a “passagem pela Figueira da Foz e a ascensão à Serra da Boa Viagem, ainda que colocada a meio do percurso, pode provocar alguns estragos no pelotão”, adianta a Podium, organizadora do evento, em parceria com a Federação Portuguesa de Ciclismo.

Contudo, após a Meta Volante, colocada em Oliveira do Bairro, as equipas mais rápidas poderão redobrar os esforços para garantir uma chegada em pelotão à Avenida 25 de Abril, em Águeda.

No dia seguinte, são 119,6 quilómetros que separam a praia da Torreira, em Murtosa, à Serra de São Macário, em São Pedro do Sul.

Apesar de ser a etapa mais curta da prova, é onde “se fica a saber quem não ganha a 31.ª Volta a Portugal do Futuro”.

O regresso ao distrito acontece na terceira etapa, que liga Góis a Pombal. São cinco as contagens de montanha no percurso de 143,4 quilómetros, que também passará por Castanheira de Pera e Ansião.

A última e mais longa etapa da Portuguesa do Futuro arranca em Figueiró dos Vinhos, esperando-se passagens por Alvaiázere, Ourém, Alcanena e Rio Maior. A chegada acontece em A-dos-Francos, Caldas da Rainha, cidade que viu nascer João Almeida.

“Não tendo um traçado fácil, será na derradeira dezena de quilómetros, após uma primeira passagem na meta, na estreante Avenida Dobrynine no Parque Urbano Abraço Verde, que se encerrarão as contas desta 31ª Volta a Portugal do Futuro”, adianta a organização.

No total, é durante 550 quilómetros que os ciclistas vão disputar as quatro camisolas principais – a amarela, verde, azul e branca.

Entre as equipas participantes está a Óbidos Cycling Team.

“A questão que se coloca é: João Silva (Óbidos Cycling Team), vencedor de 2023, vai quebrar a tradição e alcançar o segundo triunfo?”.

Trânsito cortado

Com o arranque da prova em Leiria, várias estradas em Leiria estarão cortadas hoje, entre as 11:50 e as 12:10 horas, nomeadamente: Av. 25 de Abril; Rua Pêro Alvito; Rua de Santiago; Rotunda do Estádio; Rua de São Francisco; Rua Almeida Garret/Largo Cónego Maia; Ponte Afonso Zúquete; Rua Comandante Almeida Henriques; Avenida Dr. José Jardim; Rua Cidade de Tokushima; Rotunda Papa Francisco; Rotunda do Jericó; Rua Ponte das Mestras (acesso à EN242); Cruzamento Barosa; Rua Marco da Légua; Rua das Acácias (acesso à EN242).

 

Notícia actualizada às 10 horas para acrescentar os cortes de trânsito em Leiria.