Viver
D. Dinis. Nos 700 anos da morte do rei trovador, Leiria reanima canções e poemas que lhe são atribuídos
Da música e da literatura à ciência, o programa vai também envolver as escolas, ao longo de 2025
Não faltam motivos para redescobrir o sexto rei de Portugal, O Lavrador, que viveu entre 1261 e 1325 e ascendeu ao trono em 1279. Em Leiria, os 700 anos da morte de D. Dinis vão ser assinalados ao longo do ano, com um programa “variado”, que “pretende chegar a todos”, incluindo as escolas, explica ao JORNAL DE LEIRIA a vereadora com os pelouros da Educação e da Cultura, Anabela Graça.
O município quer estar “à frente” nas comemorações a nível nacional e conta com a parceria da Sociedade Portuguesa de Estudos Medievais.
O plano de actividades agora divulgado contempla um ciclo de música medieval a decorrer ao longo do ano no castelo de Leiria, que, segundo Anabela Graça, vai “transportar o público para a época de D. Dinis honrando a tradição musical que caracterizou o seu reinado”, um ciclo de concertos infanto-juvenis, pela Academia Coral Mezzo, e palestras sobre poesia, “para dar a conhecer a obra” do rei-trovador.
Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?
Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.