Sociedade
Crianças de etnia cigana de Leiria vão ter acesso a formação musical
Nova actividade da InPulsar no Bairro da Cova das Faias.
Nos próximos três anos, 30 crianças de etnia cigana, residentes no bairro da Cova das Faias, em Leiria, vão ter acesso a formação musical. Terão a oportunidade de aprender a tocar um instrumento e de, no final, apresentaram o resultado desse trabalho num espectáculo de orquestra, juntamente com alunos do Órfeão.
O Giró-questra é mais uma valência do Giró Bairro, um projecto que a InPulsar – Associação para o Desenvolvimento Comunitário – desenvolve há vários anos naquele bairro social.
Miguel Xavier, presidente da associação, explica que a nova valência resulta de uma candidatura, já aprovada, ao programa Inovação Social e partiu de um desafio lançado pelo Orfeão de Leiria, parceiro da InPulsar neste projecto.
Será, aliás, nas instalações deste conservatório de artes que as crianças da Cova das Faias terão as aulas de música.
Estão, no entanto, também previstas actividades no bairro e na comunidade, sempre com um objectivo em mente: “estabelecer pontes” e “derrubar barreiras de parte a parte”, frisa Lisete Cordeiro, técnica da InPusar.
O presidente da associação conta que a actividade foi inspirada no sistema de orquestras infantis e juvenis da Venezuela, criado por Simón Bolivar e replicado, com sucesso, em alguns bairros de Lisboa, que visa promover a integração de crianças e jovens de bairros ditos difíceis, através da música.
“Pretende-se que as crianças participantes adquiram competências artísticas e, simultaneamente, moldem a sua personalidade com competências sociais que promovem a inclusão, abrindo-lhes novas portas”, adianta Miguel Xavier.
Leia mais na edição impressa ou torne-se assinante para aceder à versão digital integral deste artigo.