Economia
Consórcio investe 2,5 milhões em fábrica de alimentos funcionais
Alitec deverá ser inaugurada em breve em Valado dos Frades. Tem capacidade para transformar até três milhões de quilos por ano
Três organizações de produtores do Oeste investiram 2,5 milhões de euros num nova fábrica de produtos funcionais com a Maçã de Alcobaça como principal matéria-prima.
Campotec (Torres Vedras), que lidera o consórcio, Frutalvor (Caldas da Rainha) e Narcfrutas (Alcobaça) juntaram-se e edificaram em Valado dos Frades a Alitec – Alimentos Tecnológicos, que está pronta e deverá ser inaugurada em breve.
A unidade vai produzir alimentos “mais cómodos e fáceis de consumir”, a partir da maçã ou de sub-produtos, como a casca ou as sementes, “sem adição de substâncias químicas”, disse Jorge Soares, presidente da Associação de Produtores de Maçã de Alcobaça num debate inserido na iniciativa Portugal Exportador, e citado pela Hipersuper.
Ao JORNAL DE LEIRIA, o também presidente do Conselho de Administração da Alitec explicou que se trata de um projecto que “permitirá escoar a chamada fruta feia, que não se vende. Terá como foco a maçã, mas também outras frutas e legumes servirão de base aos produtos”.
“O projecto insere-se na lógica da economia circular. Toda a produção da Maçã de Alcobaça passa a ter destino, não haverá desperdício alimentar”, aponta o dirigente.
“Até agora ainda se vendia maçã para indústria de baixo valor, mas o que queremos é criar produtos de valor acrescentado”,
Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?
Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.