Sociedade
Conferência "Direitos ao Futuro – Diálogos e Transformação da Educação" da UNICEF Portugal acontece em Pombal
Pobreza infantil, a exclusão social e a necessidade de uma educação inclusiva e equitativa são alguns dos temas que estarão em foco

A conferência "Direitos ao Futuro – Diálogos e Transformação da Educação", agendada para o dia 2 de Julho, no Auditório Municipal de Pombal, vai incentivar a reflexão e partilha de práticas no âmbito do programa Escolas pelos Direitos da Criança.
Segundo a UNICEF Portugal, entidade que organiza o evento em colaboração com a Câmara Municipal de Pombal, o encontro lança o desafio a decisores, professores, investigadores e sociedade civil a pensar uma educação mais justa, participativa e centrada nas crianças.
O processo, explica a organização em nota, passa pela partilha de dados actuais, práticas inclusivas e testemunhos inspiradores do Programa "Escolas pelos Direitos das Crianças", destacando o papel crucial da acção local na promoção dos Direitos da Criança, e na capacidade de responder aos desafios globais emergentes.
A pobreza infantil, a exclusão social e a necessidade de uma educação inclusiva e equitativa são alguns dos temas que estarão em foco, apelando a políticas e práticas que coloquem as crianças no centro das decisões e promovam uma escola de direitos e deveres para todos.
A participação na conferência “Direitos ao Futuro – Diálogos e Transformação da Educação” é gratuita, sujeita a inscrição e até ao limite de capacidade da sala.
Inscrições e programa detalhado disponíveis em: Direitos ao Futuro 2025: Educação para Todas as Crianças @ UNICEF – Para TODAS as CRIANÇAS
10:40 horas – “Educação em Números: O que revelam os dados”: análise crítica de Isabel Vieira Flores, economista e investigadora em educação e políticas públicas, dos principais indicadores da educação em Portugal, com destaque para desigualdades estruturais e áreas prioritárias de intervenção;
12:30 horas – “Juntos e Justos: Caminhar para uma Educação de Direitos e Deveres”: reflexão de David Rodrigues, professor universitário e conselheiro Nacional de Educação sobre a construção de uma cultura escolar assente na cidadania activa, no equilíbrio entre direitos e responsabilidades e na valorização dos intervenientes no processo educativo.