Viver

Concertos de Abril: David Fonseca, JP Simões e Surma, Inês Apenas, Samuel Úria e a Orquestra Jazz de Leiria, Catraia, A Garota Não, Ninfas do Lis

25 abr 2024 09:30

Até domingo, há muita música para celebrar os 50 anos da democracia portuguesa, com canções de agora e de outro tempo

concertos-de-abril-david-fonseca-jp-simoes-e-surma-ines-apenas-samuel-uria-e-a-orquestra-jazz-de-leiria-catraia-a-garota-nao-ninfas-do-lis
Inês Apenas vai apresentar um repertório baseado na obra de Zeca Afonso
Raquel Montez

O segundo dia da Festa do Povo, em Leiria, encerra depois das 22:30 horas com o concerto de David Fonseca no Largo do Papa Paulo VI, onde, uma hora antes, JP Simões canta José Mário Branco e convida Surma.

Ainda hoje, na Festa do Povo, as Ninfas do Lis cantam Zeca Afonso, pelas 15 horas, na Igreja da Misericórdia – Centro de Diálogo Intercultural de Leiria, e a Banda Sinfónica da Associação de Filarmónicas do Concelho de Leiria apresenta o programa “Liberdade” no Teatro José Lúcio da Silva, às 17 horas.

Outro concerto de Abril em destaque esta quinta-feira: João Afonso, Luís Pastor e Uxia, com início às 21 horas, no Centro Cultural e de Congressos, em Caldas da Rainha.

Amanhã, sexta-feira, respectivamente às 21:30 e às 22:30 horas, a Festa do Povo conta com o grupo Magma + (música dos anos 70) e com a Orquestra Jazz de Leiria acompanhada por Samuel Úria, num alinhamento que reúne um best of dos seus temas e reinterpretações de temas associados a Zeca Afonso, Sérgio Godinho, José Mário Branco e Fernando Tordo.

Já no dia 27, sábado, e também no Largo do Papa Paulo VI e no contexto da Festa do Povo, é Inês Apenas que canta Zeca Afonso. “Versões diferentes, mais pop”, por exemplo, “Os Bravos” com “batida reggaeton” ou o “Grândola, Vila Morena” cheio “de auto-tune”, entre outros clássicos, como “Milho Verde” ou “Maio Maduro Maio”, adianta a artista de Leiria, que será acompanhada por Malva, Joana Rodrigues e por duas convidadas: Bia Maria e Inês Monstro. Um elenco cem por cento feminino. “Achei importante lembrar que também as mulheres se emanciparam e tiveram de lutar imenso para conseguir um lugar mais justo e digno na sociedade”.

Antes, pelas 18 horas, a Catraia canta Abril.

Ainda no sábado, mas no Marachão, há fados com Elsa Gomes.

E, em Peniche, A Garota Não, depois das 22 horas, no Campo da República.

Domingo, além dos Índios da Meia Praia, no Marachão, às 15 horas, e da Banda Kroll, que às 17 horas encerra a Festa do Povo no Largo do Papa Paulo VI, nota para o programa “Freedom, Libertad, Liberté, Liberdade!” pela Banda Sinfónica de Alcobaça, às 18 horas, no Cineteatro João D’Oliva Monteiro, em Alcobaça.