Sociedade
Colector faz descarga e deixa rio Lis de negro junto ao estádio
Serviços Municipalizados de Água e Saneamento estão a realizar vídeo-inspecções nas condutas para tentar identificar origem da descarga
Clique em cima e veja o vídeo
Uma descarga proveniente de um colector próximo do açude do Arrabalde, nas imediações do estádio de Leiria, deixou, nos últimos dias, o rio Lis nessa zona com a água com tom acastanhado e um cheiro “nauseabundo” a esgoto.
Esta sexta-feira, a situação já apresenta melhorias.
A câmara adianta ao JORNAL DE LEIRIA que o Serviço Municipal de Vigilância Ambiental “tomou conhecimento da ocorrência de uma descarga para o rio Lis, com proveniência de um colector próximo do Açude do Arrabalde, no passado dia 14 de Julho”.
Na sequência do sucedido, o serviço mobilizou a sua equipa para o local, tendo sido “activada a colaboração dos SMAS [Serviços Municipalizados de Água e Saneamento] de Leiria e da Brigada de Protecção Ambiental da Polícia de Segurança Pública, no sentido de apurar a origem e/ou a autoria da descarga e de sanar a situação”.
Segundo a Câmara, na quarta-feira e ontem “foram inspeccionadas diversas caixas e condutas para identificar a proveniência do efluente”.
“À data de hoje, estão a ser realizadas pelos SMAS de Leiria vídeo-inspecções das condutas na área que foi circunscrita como a eventual origem desta descarga”, acrescenta o esclarecimento da autarquia.