Desporto

Náutico de Leiria vence campeonato distrital de clubes

20 jun 2024 18:00

Nos masculinos, femininos e na classificação colectiva da Taça João Silva Abreu, o 1.º lugar ficou para o Clube Náutico de Leiria, cujos nadadores estabeleceram recordes nacionais e distritais

clube-nautico-de-leiria-vence-campeonato-distrital-de-clubes
Clube Náutico de Leiria venceu na competição masculina, feminina e na classificação colectiva
DR

O Clube Náutico arrebatou todos os pódios possíveis na 7.ª edição da  Taça João da Silva Abreu, organizada pela Associação de Natação do Distrito de Leiria, em Óbidos.

Na competição masculina, uma desqualificação na prova de estafetas não impediu que os atletas subissem ao lugar mais alto do pódio, com três pontos de distância para o segundo classificado, a Sociedade de Instrução e Recreio Os Pimpões (SIRP), de Caldas da Rainha. O pódio contou ainda com o Desportivo Náutico da Marinha Grande, em 3.º lugar.

Na prova feminina, o clube de Leiria acumulou 162 pontos e voltou a ficar à frente. O Desportivo Náutico da Marinha Grande alcançou o 2.º lugar e o Clube de Natação de Alcobaça ascendeu ao terceiro posto.

A pontuação colectiva da Taça João da Silva Abreu, que decorreu no último fim-de-semana, deu o 1.º lugar igualmente ao Clube Náutico de Leiria (CNL), que terminou a prova com 318 pontos. O Desportivo Náutico da Marinha Grande (2.º) e a Sociedade de Instrução e Recreio Os Pimpões (3.º) completaram o pódio.

Os 25,17 segundos de Rodolfo Alecrim nos 50 metros livres, infantil A do CNL, permitiram bater o recorde distrital e nacional da categoria, que já vigorava há 10 anos.

O mesmo atleta acumulou também o recorde distrital de 50 metros mariposa (passagem aos 200 metros estilos), com 28,42 segundos.

Na mesma competição, em Óbidos, foram ainda batidos os seguintes recordes distritais: Henrique Martins Joaquim (Juv B, do CNL), 50 metros livres com 24,49 segundos; Mikhael Onutskyy (Juv A, do SIRP), 100 metros costas com 57,04 segundos; Tomás Pascoal Ferreira (Juv B, do Bairro dos Anjos), 100 metros mariposa com 56,89 segundos; estafeta sénior feminina SIRP (Maria Carvalho, Inês Piño, Beatriz Martins e Inês Soares), 4x100 metros livres, com 4.13,83 minutos.

No mesmo fim-de-semana, o CNL voltou a celebrar com o recorde nacional de João Santos no VII Troféeu Internacional de Natação Master do FC Porto, que cumpriu os 100 metros mariposa em 1.01,72 minutos.