Sociedade
Clínica dentária suspeita de burlar dezenas de pessoas na região
Vítimas pagaram tratamento antecipadamente, em alguns casos mais de 10 mil euros, e ficaram com o serviço incompleto. A unidade de Leiria fechou portas há duas semanas e o caso segue para tribunal.
“Fiquei sem os dentes e sem o dinheiro”. O desabafo é de Susana C. uma entre as dezenas de clientes da clínica de Leiria da Suisse Dental Services (SDS), que terão sido burlados por esta multinacional, com sete unidades em Portugal, a maioria das quais actualmente fechada e com os contactos indisponíveis.
Os clientes alegam que os tratamentos, pagos “antecipadamente”, ficaram a meio e reclamam a devolução do dinheiro, que chega a ultrapassar os dez mil euros por pessoa. À PSP de Leiria já chegaram nove denúncias, todas elas apresentadas este mês.
“Os lesados referem que desde do início do mês de Maio não conseguem contactar com a referida clínica, tanto por telefone como presencialmente”, adianta o comando distrital da polícia, revelando que, segundo os elementos disponíveis, os factos “consubstanciam a tipologia criminal de burla”.
Em resposta ao pedido de esclarecimentos do JORNAL DE LEIRIA, a PSP informa ainda que remeteu os autos ao Departamento de Investigação e Acção Penal (DIAP) de Leiria para “eventual apensação das diferentes denúncias existentes e delegação da investigação de forma concentrada”.
Entre os lesados que fizeram participação à polícia está Margarida Oliveira, que pagou antecipadamente 5.600 euros, acrescidos de dois mil euros de crédito, por uma reabilitação oral total avançada (ROTA). “Tiraram os dentes e puseram quatro implantes, mas a prótese definitiva nunca veio. Não deram seguimento a uma desvitalização feita há um ano. A protecção do dente já caiu e tenho um buraco enorme”, conta a cliente, que não consegue uma consulta desde o início do ano.
Depois de sucessivas marcações e desmarcações, Margarida Oliveira dirigiu-se, na semana passada, às instalações da clínica em Leiria e deparou-se com as portas fechadas. No local, estavam outras pessoas na mesma situação, algumas das quais também apresentaram queixa na PSP. “ Tentámos telefonar, mas os contactos estavam todos fora de serviço”, revela.
“Só se consegue ligação através do site e para novos clientes. Ou seja, continuam a tentar enganar outras pessoas”, lamenta Susana C., que recorreu à clínica para fazer dois implantes, pelos quais pagou 1.890 euros. “Não sei em que fase está o tratamento. Sei que puseram os parafusos, mas ainda não colocaram os dentes”, denuncia.
No caso de Hugo Louro, o prejuízo é bem maior. Pagou 14 mil euros por duas ROTA (superior e inferior) e viu o tratamento interrompido a “duas consultas do fim”. Entretanto, a prótese provisória “estalou”, pelo que, sente já “enormes” dificuldades em comer. “Só quero que me acabem o serviço.”
Em situação idêntica está uma mulher de Pombal, que o JORNAL DE LEIRIA encontrou na passada semana junto à clínica da SDS em Leiria, e que pagou 12 mil euros. “Tinha um orçamento que era o dobro e, como me falaram muito bem desta clínica, optei por fazer aqui. Afinal, o barato saiu caro”, reconhece a cliente, que já procurou outra unidade para completar a intervenção. “A qualquer momento, a prótese provisória, posta há um ano e meio, pode partir e não quero correr esse risco”, justifica.
Testemunhos semelhantes são partilhados por clientes da SDS no portal da queixa, onde existem quase 300 participações, ou nas redes sociais. Um grupo de whatsapp, criado por lesados de Leiria, por exemplo, tem já mais de 40 membros. O JORNAL DE LEIRIA tentou contactar a clínica, por telefone e email, mas sem sucesso.
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