Economia
Clientes dispostos a pagar mais para comprar carro mais rapidamente
A escassez de chips e de outros componentes reduziu a oferta de automóveis, causando impactos de diversos tipos no mercado nacional.
A escassez de chips e de outros componentes reduziu a oferta de automóveis, causando impactos de diversos tipos no mercado nacional.
Por um lado, as marcas tendem a alocar mais veículos nos países onde têm maiores margens de lucro. Por outro, os clientes, face à escassez da oferta, estão na disposição de pagar mais se o prazo de entrega for mais curto.
Paulo Carvalho, director comercial na rede de concessionários M Coutinho, explica que o mercado automóvel português é "muito agressivo", na medida em habitualmente se esmagam margens para se vender a preço mais competitivo.
Sucede que a crise pós-Covid-19 "explodiu para esta situação que é nova para marcas e para o comprador".
Tendo Portugal um mercado automóvel "agressivo e com menos volume", as marcas preferem colocar os modelos noutros mercados onde possam ter margens superiores.
Começa a verificar-se que algumas produzem mediante os pedidos, porque lhe é mais difícil trabalhar com stocks, como costumavam fazer. E, mediante a escassez, os clientes estão na disposição de comprar mais caro para ter mais rapidez na entrega, verifica Paulo Carvalho.
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