Economia
Cinco empresas do distrito distinguidas pela Ordem dos Psicólogos como locais de trabalho saudáveis
Iniciativa reconhece as organizações com práticas de gestão promotoras de segurança, bem-estar e saúde no local de trabalho
Cartonarte, Khushi Minds, Polidiagnóstico Empresas, Pombal Prof (ETAP) e Respol Resinas foram esta quarta-feira distinguidas pela Ordem dos Psicólogos como Healthy Workplaces - locais de trabalho saudáveis 2022.
A iniciativa, que visa reconhecer as organizações portuguesas com práticas de gestão promotoras de segurança, bem-estar e saúde no local de trabalho, contemplou no total 63 organizações de todo o País.
Na cerimónia de entrega de prémios, Francisco Miranda Rodrigues, Bastonário da Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP), reforçou que este reconhecimento é um “prémio para a humildade e para a confiança de quem acha que está a fazer um trabalho que pode ser reconhecido” e não uma ação de “cosmética”.
Os selos e os prémios atribuídos “são o reconhecimento para a coragem de quem se atreveu a candidatar, se expôs com as suas práticas e está disposto a aprender”.
O responsável afirmou ainda que “o bem-estar nos locais de trabalho tem impactos directos na economia e deve, também por isso, ser promovido”, lê-se no site da OPP.
“Não há economia a crescer sem as pessoas fazerem com que isso aconteça. Para isso, é necessário que estas tenham as melhores condições para o desempenho das suas funções e não estejam em sofrimento”, acrescentou Francisco Miranda Rodrigues.
Marta Temido, ministra da Saúde, defendeu na sessão de abertura, que “garantir elevados níveis da saúde dos trabalhadores é um pré-requisito indispensável ao desenvolvimento social e económico do país, dado que fomenta uma força de trabalho saudável, satisfeita, criativa, motivada, produtiva, aberta à inovação e ao empreendedorismo”, lê-se no site do SNS.
Em nota à imprensa, Luís Couto, CEO da Khushi Minds, plataforma online de saúde mental, afirma que a distinção da OPP “é um grande reconhecimento para uma empresa cuja missão é reduzir o impacto das perturbações mentais e contribuir para a promoção da saúde mental das pessoas, quer a nível terapêutico quer em termos de prevenção”.