Viver
Ciclo de música medieval no castelo encerra com cantigas de D. Dinis
Temporada de 2025 chega ao fim em Leiria
Exposição, oficina interactiva e um concerto de homenagem ao rei poeta. A programação prevista para a Igreja da Pena encerra no próximo fim-de-semana, no Castelo, o Ciclo de Música Medieval de Leiria 2025, que também assinala 700 anos da morte de D. Dinis.
O ponto alto das actividades que se realizam no sábado, 20 de Dezembro, é o concerto agendado para as 16:30 horas, protagonizado pelo ensemble The Wandering Bard (TWB) de Esin Yardimli Alves Pereira e Ricardo Alves Pereira, que convidam os artistas Rosário Tormenta e Jorge Luís Castro (declamação e canto), Orlando Trindade (multi-instrumentista) e Baltazar Molina (percussão).
O grupo vai conduzir o público por uma viagem através das cantigas atribuídas a D. Dinis, com melodias originais do monarca, peças em forma de contrafactum e composições contemporâneas inspiradas nas suas letras, intercaladas com declamações poéticas que evocam a atmosfera da Idade Média na Península Ibérica.
Antes, e a partir das 13 horas, está patente uma exposição de instrumentos medievais e depois das 15:30 horas é possível participar numa oficina de construção de instrumentos dos trovadores dirigida por Orlando Trindade.