Viver

Chovem potes em Alcobaça numa rota que liga 18 lojas

15 ago 2025 16:00

Iniciativa da Colecção Família Couto Serrenho assinala 150 anos de louça na cidade

chovem-potes-em-alcobaca-numa-rota-que-liga-18-lojas
Peça executada na OAL Olaria de Alcobaça e pintada por Alberto Anjos
DR

A exposição encontra-se distribuída por 18 lojas, que constituem a Rota dos Potes, construída a partir da Colecção Família Couto Serrenho. Fica disponível esta sexta-feira, 15 de Agosto, com o propósito de comemorar 150 anos de loiça em Alcobaça.

Patente até 7 de Setembro no centro histórico da cidade, na zona da Praça 25 de Abril, Rua Alexandre Herculano e Praça D. Afonso Henriques, Faiança de Alcobaça a Potes permite apreciar 50 potes de média e grande dimensão, executados em 10 fábricas da região e artisticamente adornados por 25 pintores identificados, explica a nota de divulgação partilhada com o JORNAL DE LEIRIA por Rui Serrenho. “Em cada local existirá uma folha informativa da(s) peça(s) em presença, e que terá um código QR, ou código de resposta rápida, que permitirá ao visitante identificar e localizar os restantes espaços expositivos e assim percorrê-los”.

A iniciativa teve como ponto de partida e estímulo o livro (que também está em exposição) Ceramica Portugueza, editado em 1907, de José Queiroz, no qual se descobre o mote para a comemoração de 150 anos de loiça em Alcobaça: “Na fábrica existe um prato datado de 15-8-75 e em que se lê o nome da localidade por extenso: Alcobaça”. Pretende-se divulgar “uma cultura distinta, de enorme tradição e história, conhecida pelas suas cores vibrantes das quais o azul é referência nacional como Azul Alcobaça”.

A propósito da exposição que amanhã é inaugurada, foi concebida uma colecção de 15 postais ilustrativos dos potes patentes ao público e executado um pote comemorativo, pintado por um dos últimos pintores discípulos dos mestres de 40 do século passado, o pintor João Xavier, que tem a curadoria da exposição.