Sociedade

Chef Telmo Gongó mantém legado do Tromba Rija no outro lado do mundo

17 abr 2021 12:11

Natural de Leiria, cozinheiro está de regresso ao restaurante, instalado na Torre Macau.

chef-telmo-gongo-mantem-legado-do-tromba-rija-no-outro-lado-do-mundo
Chef Telmo Gongó gosta especialmente de cozinhar peixe,
Maria Anabela Silva

O continente asiático já estava na lista de visitas gastronómicas que Telmo Gongó sonhava fazer quando, em 2014, foi desafiado a liderar a equipa do Tromba Rija que iria abrir na famosa Torre Macau. Não hesitou e rumou à Ásia.

Depois de ter passado pelo restaurante do Parisian Hotel Macau e pelo Chiado, de Henrique Sá Pessoa, o chef de Leiria está agora de volta ao Tromba Rija Macau, com um objectivo: que o restaurante, “com muita história em Portugal, continue a fazer história” do outro lado do mundo.

Neste seu regresso ao Tromba Rija Macau, Telmo Gongó quer manter a matriz identitária do espaço, para que continue a ser um “embaixador” da cozinha nacional, mas tenciona fazer incursões pela gastronomia asiática, com a introdução de alguns pratos de cozinha macaense, sobremesas e entradas.

Com essa estratégia, pretende oferecer “um docinho à boca dos locais, que gostam que se entre na sua cultura”, sem, contudo, desvirtuar o ADN do Tromba Rija como restaurante português, onde “99,9%” dos produtos utilizados são de origem nacional, do azeite às azeitonas, passando pelo queijo, pelo bacalhau ou pelo vinho.

O bichinho de Telmo Gongó pela cozinha foi-lhe transmitido pela avó, que lhe passou

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ