Sociedade
Centro Social Padre Bastos inaugura novo complexo social em Peniche
A construção do Complexo Social Comendador João Augusto Barradas permitirá o encerramento do antigo edifício do Lar de Santa Maria
O Complexo Social Comendador João Augusto Barradas, pertencente ao Centro Social Padre Bastos, em Peniche, será inaugurado amanhã às 17:30 horas. O novo edifício permitirá o encerramento das antigas instalações do Lar de Santa Maria, com quase 50 anos.
O novo espaço terá três pisos, com o centro de dia a ter capacidade para 40 utentes. No primeiro andar serão acolhidos 58 utentes, no Lar Nossa Senhora da Boa Viagem, enquanto o Lar de Santa Maria será deslocado para o segundo andar, com capacidade para 56 utentes.
“O objectivo foi, como sempre, dar uma resposta às necessidades da comunidade”, declara o tesoureiro da direcção, António Sales, sublinhando que é destas carências que “parte sempre” a criação das instituições particulares de solidariedade social.
A inauguração iniciará as comemorações do centenário do nascimento do Monsenhor Manuel Bastos Rodrigues de Sousa, fundador do Centro Social Padre Bastos, inaugurado em 1958.
O complexo recebeu o nome do antigo presidente da Câmara Municipal de Peniche, João Augusto Tavares Barradas, que ocupou o cargo entre 1986 e 1997 e faleceu em 2018.
Foram investidos cerca de 5 milhões de euros na construção, que nasceu com uma candidatura ao Programa de Alargamento da Rede de Equipamentos Sociais (PARES), com a deslocalização do Lar Santa Maria a ser proposta ao programa Centro 2020.