Sociedade
Carrosséis já rodam e o cheiro das farturas sente-se no ar. Feira de Maio abriu portas
O executivo da Câmara de Leiria passeou pela feira
Carrosséis a girar, a bela da fartura, a rifa ou o tiro ao alvo são algumas das muitas atracções da Feira de Leiria, que abriu hoje portas oficialmente e garante uma noite de festa com a actuação dos Calem, a partir das 22 horas.
A edição deste ano da Feira de Leiria (antes designada por Feira de Maio) irá prolongar-se até 28 de Maio.
Com Gonçalo Lopes a liderar a comitiva, o executivo e alguns presidentes de junta de freguesia, visitaram hoje a feira, onde o presidente da Câmara de Leiria testou a sua destreza na condução dos carrinhos de choque e no tiro ao alvo.
Se com alguma dificuldade, Gonçalo Lopes conseguiu disparar certeiro nas latas, já com a bola na mão não foi tão fácil ter pontaria.
O prémio conquistado por ter derrubado a lata foi oferecido à oposição, a Branca Matos, vereadora do PSD. Um gesto simpático que mostra que a guerra política nem sempre passa para fora do palco autárquico.
A edição de 2023, na qual são esperados cerca de 650 mil visitantes, terá como tema central a sustentabilidade, com a Feira de Leiria a dar os primeiros passos para ser reconhecida como eco-evento.
A proibição de copos de utilização única, a introdução do serviço de “aguadeiros”, que irão distribuir água da rede pública aos visitantes para “reabastecerem” as suas garrafas, a promoção da separação de resíduos e a monitorização “permanente” do ruído, são algumas das medidas a adoptar este ano.
A par da música, haverá gastronomia, com cerca de 50 espaços de restauração preparados para servir aproximadamente 40 mil refeições, 30 equipamentos de diversão e perto de 230 expositores, que funcionarão como “montra” de actividades económicas e de artesanato. O espaço Leiria Gaming + Jogos Tradicionais, uma novidade do ano transacto, volta em 2023 com jogos para todas as idades.
Entre pagos e gratuitos, os visitantes terão à sua disposição 2.900 lugares de estacionamento, distribuídos por 12 parques, onde se inclui uma zona de aparcamento perto da urbanização Quinta da Gordalina e outra na Cerâmica do Lis.
Amanhã, pelas 22 horas, sobe a palco o cantor leiriense João Miguel.