Viver

Campeão do mundo do pião leva novo circo a Ourém e Marinha Grande

5 jun 2023 08:45

O malabarista espanhol Guillem Vizcaíno apresenta o especáculo "Poi" no Teatro Stephens e no Teatro Municipal de Ourém

campeao-do-mundo-do-piao-leva-novo-circo-a-ourem-e-marinha-grande
Uma ideia original de Guillem Vizcaíno, interpretada pelo próprio e várias vezes premiada
DR

Chega de Espanha e traz o espectáculo de novo circo Poi – várias vezes premiado – a dois palcos da região, nos dias 7 e 8 de Junho.

O malabarista Guillem Vizcaíno é campeão do mundo em estilo livre de manipulação de piões e apresenta-se quarta-feira no Teatro Municipal de Ourém (21:30 horas) e quinta-feira no Teatro Stephens, na Marinha Grande (17 horas).

Em ambos os casos, o ingresso tem o valor de cinco euros.

Um personagem preso desde a infância pelo efeito giroscópico de seu pião. Uma jornada de emaranhados e reviravoltas que nos transporta para o jogo, um dos estados mais importantes da vida”, lê-se na sinopse de Poi, uma ideia original de Guillem Vizcaíno, que é também responsável pela cenografia e interpretação.

O pião é um jogo mágico e ancestral com reviravoltas hipnóticas que percorrem uma jornada de mais de seis mil anos de história. Este brinquedo, em vias de extinção, é capaz de parar o tempo, pois o simples facto de observar a rotação do elemento permite isolar-nos da velocidade que rege o nosso quotidiano. Fundir as artes do circo com o popular jogo do pião e as raízes da cultura mediterrânea é o principal objectivo deste espectáculo contemporâneo”, destaca-se na nota de divulgação.

Mais novo circo em Ourém

Poi, da companhia D'es Tro, integra o programa da segunda edição da Mostra Internacional de Circo Contemporâneo de Ourém, que começou a 29 de Maio e vai prolongar-se até 2 de Julho.

Life, criação da companhia Gandini Juggling (Reino Unido) em que a dança encontra o malabarismo, é o espectáculo seguinte, a 23 de Junho.

Bonecos do Mercado, dos portugueses Alma d’Arame; , dos espanhóis Xampatito Pato, e Carmim, performance da companhia portuguesa Coração nas Mãos, são outros dos espectáculos previstos, com o primeiro agendado para o dia 29 de Junho e os dois últimos para o dia seguinte.

Nos dias 1 e 2 de Julho, a programação está entregue a duas companhias espanholas – Circo EIA e Bucráa Circus Company, com Espera e El Grand Final, respectivamente – e à portuguesa Radar 360º, com Histórias Suspensas.