Saúde

Caldas da Rainha, Leiria e Peniche caminham contra o cancro da mama

9 out 2024 10:00

As três cidades recebem, este sábado, dia 12, a caminhada “Pequenos Passos, Grandes Gestos”, promovidas pela Liga Portuguesa Contra o Cancro. Serão todas às 15 horas

caldas-da-rainha-leiria-e-peniche-caminham-contra-o-cancro-da-mama
Em 2022, foram diagnosticadas em Portugal cerca de 9000 mulheres com cancro da mama
DR

Caldas da Rainha, Leiria e Peniche são as três cidades da região que vão aderir à 14.ª edição das caminhadas “Pequenos Passos, Grandes Gestos”, uma iniciativa da Liga Portuguesa Contra o Cancro que visa sensibilizar para a importância de prevenir o cancro da mama.

O evento decorre em simultâneo em dezenas de localidades do País, com início às 15 horas, e decorre no âmbito da iniciativa Outubro Rosa – mês de prevenção do cancro da mama, cuja taxa de cura é superior a 90% quando diagnosticado e tratado precocemente.

Em Leiria, o ponto de encontro para a caminhada será no Jardim Luís de Camões, podendo as inscrições ser feitas através do número de telemóvel 918 535 441. Já em Caldas da Rainha a partida acontecerá no Parque Dom Carlos I e em Peniche na Rua da Paz.

As verbas angariadas com a iniciativa destinam-se à realização de acções de sensibilização e apoio aos doentes oncológicos e família.

Em Portugal, os dados mais recentes sobre o cancro da mama, publicados pelo Global Cancer Observatory da Organização Mundial de Saúde e referentes a 2022, indicam que, nessa ano, cerca de 9.000 mulheres foram diagnosticadas com cancro da mama e mais de 2.000 morreram com esta doença.

O movimento conhecido por ‘Outubro Rosa’- Pink October - nasceu nos EUA com o objetivo de mobilizar a sociedade para a luta contra o cancro da mama. Desde então, por todo o mundo, a cor rosa é utilizada para homenagear as mulheres com cancro da mama, sensibilizar para a prevenção e diagnóstico precoce e apoiar a investigação nesta área.