Sociedade
Cães terapeutas ajudam crianças com necessidades educativas específicas
Animais promovem saúde física e emocional

Oito crianças com perturbações do espectro do autismo, a frequentar o pré-escolar no Agrupamento de Escolas de Porto de Mós, estão a testar o projecto-piloto “Smiledog – Cães Terapeutas”, destinado a desenvolver competências funcionais e académicas.
A ideia partiu dos docentes da Educação Especial, que querem abranger mais alunos com necessidades educativas específicas.
Após uma sessão semanal individualizada por aluno, promovida ao longo de todo o ano lectivo, os docentes destacam os benefícios desta estratégia diferenciada de intervenção.
“O cão funciona como instrumento terapêutico, através de um conjunto de técnicas de educação e reeducação, de modo a desenvolver a expressividade das emoções, a cognição, as competências de relacionamento, a motricidade e competências académicas funcionais”.
Estas práticas estimulam a criação de uma relação entre as crianças, o docente de Educação Especial, o guia e os animais, num contexto em que o cão assume um papel de coterapeuta e facilitador das aprendizagens.
“O intuito é criar, promover e executar intervenções assistidas por animais, onde a inclusão funciona como agente motivador, para promover a saúde física e emocional, criando momentos mágicos de empatia entre pessoas e animais”.
As escolas do 1.º ciclo de Porto de Mós participam ainda em projectos ligados à actividade física e ao desporto, como o “Andebol vai à escola”, para os alunos do 4.º ano, e iniciação ao meio aquático, para os alunos do 1.º ano.
Desenvolvido nas actividades de enriquecimento curricular, o projecto “A Hora dos SuperQuinas” também pretende contribuir para um estilo de vida saudável, através do treino das competências motoras, e sensibilizar para a importância da nutrição e do sono.
Aos alunos entre os 13 e os 18 anos que querem ter uma actividade ocupacional no Verão, o município propõe o Programa “Férias Pró”, destinado a adquirirem competências associadas a hábitos de trabalho, partilha de responsabilidades, empreendedorismo e trabalho em equipa. Dar apoio no ATL do pré-escolar, participar em actividades de apoio às crianças ou a idosos, ou colaborar com serviços municipais, como o Castelo, FabLab ou Piscinas, são algumas possibilidades. O programa está aberto ainda a empresas, serviços e comércio.