Viver

Bruno Lorvão premiado em Espanha com filme Portugal 74

11 mai 2025 16:00

Radicado em Paris, mas com raízes familiares em Leiria, o realizador Bruno Lorvão foi premiado na edição deste ano do Saraqusta Film Festival

Bruno Lorvão com o prémio de melhor documentário
Bruno Lorvão com o prémio de melhor documentário
Bruno Lorvão com Natacha Kinski
Bruno Lorvão com Natacha Kinski
DR

Radicado em Paris, mas com raízes familiares em Leiria, o realizador Bruno Lorvão foi premiado na edição deste ano do Saraqusta Film Festival, em Saragoça, Espanha, com o documentário Portugal 74, que realizou em conjunto com o francês Paul Le Grouyer. O filme recebeu o prémio de melhor documentário, com os directores do festival a considerarem que era importante “falar de um facto histórico como a Revolução dos Cravos e dos militares que acreditaram na democracia”.

“Este evento histórico traz uma mensagem de esperança e crença na humanidade e no trabalho conjunto”, pode ler-se na página de Facebook do festival. O documentário, de 52 minutos, da produtora francesa Cinétévé e com o apoio da France Télévisions, estreou em Abril do ano passado, por ocasião do centenário da Revolução dos Cravos.

Realizado “inteiramente” com imagens de arquivo, o filme faz um retrato de Portugal sob a ditadura, fala das guerras de libertação e recorda a conspiração do Movimento dos Capitães e como foi o dia do golpe que derrubou 48 anos de ditadura. O filme já foi exibido no canal História e está disponível no clube de documentário Curta On, do Prime Video Channels. Agora, recebe o reconhecimento do Saraqusta Film Festival, um certame internacional focado em filmes e séries de TV de cariz histórico.

Nascido em Lisboa, filho de pai português – o antigo embaixador Luís Lorvão, natural de Alcobaça – e de mãe francesa, Bruno Lorvão passou algum tempo da infância em Leiria, onde viviam os avós. Nos últimos anos, tem centrado o seu trabalho na produção de documentários sobre a História de Portugal, a pensar, sobretudo, no público europeu, nomeadamente, francês.