Economia
Blocotelha reutiliza fuselagens de aviões para renovar estádio do Racing Club de Strasbourg Alsace
Empresa de Porto de Mós ergue estrutura metálica de cerca de 2000 toneladas
A empresa de construções de estruturas metálicas, sediada em Porto de Mós, Blocotelha está envolvida na renovação e ampliação do Estádio de la Meinau, em Estrasburgo, em França.
O recinto desportivo acolho o Racing Club de Strasbourg Alsace, que compete na 1.ª divisão francesa.
A empreitada, avaliada em 160 milhões de euros, aumentará a capacidade do complexo desportivo para 32 mil lugares e contempla a criação de uma área para adeptos com capacidade de até cinco mil pessoas.
A empresa de Porto de Mós intervirá em três das quatro fases dos trabalhos, nomeadamente, no prolongamento da bancada sul, a reestruturação da bancada oeste, a renovação das bancadas norte e leste, construção de um pavilhão para a área de adeptos e de um pavilhão complementar.
O plano de contrução é assinado pelo gabinete Populus.
Esntre as curiosodades estão os materiais escolhidos para a nova bancada sul que será revestida com material metálico reciclado proveniente da fuselagem de 30 aviões Airbus A340 em fim de vida.
"Promovendo a sustentabilidade e a reutilização de metais, estes painéis cobrirão uma área de 4050 m², integrando a estética do estádio com o ambiente natural envolvente", refere a empresa em comunicado.
Erico Ferraria, responsável comercial da Blocotelha, acredita que “esta é uma oportunidade única que junta inovação e sustentabilidade, sem esquecer o legado e a importância histórica do Estádio de la Meinau”.
Na empreitada, a firma de Porto de Mós conta envolver 57 colaboradores especializados para a montagem da estrutura metálica e das coberturas, num total de cerca de 2000 toneladas de estrutura metálica, uma pala em consola e a execução da estrutura de guarda-sol.
A renovação do estádio integra ainda painéis solares, captação de águas pluviais e uso de tecnologias verdes.
O compromisso ambiental é reforçado pela replantação de 650 árvores no perímetro do estádio, preservando e enriquecendo o corredor ecológico envolvente.
A conclusão da obra está prevista para o terceiro mês de 2026.