Abertura
Avós proporcionam experiências únicas aos netos para crescerem preparados para a vida
João Vieira, Eugénia Mendes, Conceição Sousa e Prudêncio Lopes disponibilizam tempo e amor aos netos, ensinam-lhes regras, e transmitem-lhes conhecimentos para os ajudar a prepararem-se para a vida. E os netos retribuem com carinho e felicidade
Quando Lourenço, 6 anos, Leonardo, 4 anos, Benedita, 3 anos, e Bela, 20 meses, chegam a casa do “avozito”, na Batalha, a primeira coisa que fazem é calçar as galochas, para andarem à vontade a alimentar as ovelhas, a recolher os ovos da capoeira, a apanhar fruta das árvores, a brincar nos fardos de palha, ou a pendurar-se nos ramos da árvore, onde João Vieira, 58 anos, construiu uma casa de madeira, para fazer actividades com os netos. Ao contrário de a maioria das crianças, os quatro irmãos não têm tablet, nem brincam com telemóveis, e não são tratados como bebés.
Encarregado geral de obras públicas, João Vieira tem flexibilidade no trabalho, o que lhe permite estar disponível para dar apoio à filha, Bárbara, 33 anos, terapeuta ocupacional. Sempre que é necessário, ou ele ou a mulher, Ângela, asseguram os transportes dos netos para o infantário, escola, catequese ou natação. “Chego a levar os dois mais velhos para as obras”, conta. Mas é aos fins-de-semana e nas férias que dedica todo o seu tempo às quatro crianças. “Tento arranjar uma actividade que seja consensual.”
Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?
Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.