Viver
Autor de Leiria lança “Esperança de um Ateu à Beira da Morte”
Antigo aluno do Politécnico de Leiria escreve sobre religião e ateísmo num livro que tem como ponto de partida a sua própria experiência pessoal
“Esta obra explora temas profundos e universais, que acredito serem de grande interesse para o público leitor. Questões de teístas, ateístas, da religião e a busca por sentido, temas que, embora intimamente pessoais, ressoam com qualquer público-alvo”, adianta Alan Lopes na nota de divulgação enviada ao JORNAL DE LEIRIA sobre o livro que já se encontra disponível em Atlantic Bookshop.
“É possível provar, racionalmente e cientificamente, a existência de Deus? Se Deus existe, será que se preocupa connosco? Onde reside a verdade, no meio da diversidade religiosa?”, pode ler-se na sinopse de Esperança de um Ateu à Beira da Morte, escrito pelo antigo aluno do Politécnico de Leiria.
“Numa busca pela verdade e pelo significado”, o autor “explora a posição da ciência imparcial, em relação ao teísmo e ao ateísmo. Prometendo uma jornada intelectual enriquecedora e esclarecedora, com uma abordagem fundamentada na lógica e na objectividade”, é referido no mesmo texto.
Alan Lopes nasceu em 1994, em Paris, França, e aos 10 anos mudou-se para o país de origem dos seus pais, Portugal. Está, também, ligado à música como percussionista e baterista.
Licenciado em Engenharia Mecânica, no Instituto Politécnico de Leiria, com mestrado em Engenharia de Desporto Automóvel realizado em Londres, Inglaterra, voltou a Portugal em 2020 para colaborar numa multinacional do sector automóvel e desde 2022 reside em Leiria, onde trabalha como gestor de processos.
Sobre Esperança de um Ateu à Beira da Morte, a nota de divulgação explica que o autor “experienciou um acontecimento que transformou a sua perspectiva sobre o mundo, conduzindo-o a seguir os caminhos de Jesus. Apesar de ter encontrado Jesus, a sua mente racional e lógica levou-o a iniciar uma busca pela verdade, explorando questões relacionadas com a ciência e o teísmo, procurando respostas no meio da diversidade religiosa. Convencido pelas respostas encontradas, decidiu expressar as suas descobertas, de forma objectiva, sucinta e lógica, partilhando a sua jornada de transformação pessoal”.