Sociedade

Atenção à queima de sobrantes agrícolas. Dois detidos no Oeste

16 fev 2023 17:40

Chamas descontrolaram-se e provocaram incêndios florestais. Um dos suspeitos fez a queima sem autorização, o outro não adoptou medidas de segurança

atencao-a-queima-de-sobrantes-agricolas-dois-detidos-no-oeste

Duas pessoas foram detidas, nos concelhos das Caldas da Rainha e Peniche, por terem provocado incêndios florestais na sequência da queima de sobrantes agrícolas que efectuaram nos seus terrenos, informou esta quinta-feira, 16 de Fevereiro, o Comando Territorial de Leiria da GNR.

Segundo aquela força de segurança, uma das detenções ocorreu na freguesia de Ferrel, concelho de Peniche, após ter sido dado um alerta para um foco de incêndio numa exploração agrícola, que se descontrolou e consumiu 60 metros quadrados de vegetação. O fogo teve origem numa queima não autorizada, efectuada por um homem de 82 anos, que foi constituído arguido.

A outra ocorrência registou-se no concelho das Caldas da Rainha, na sequência de uma queima de sobrantes autorizada, que não respeitou as medidas de segurança necessárias. O autor, de 49 anos, responde agora por um crime de incêndio, que destruiu uma área de mato e pinhal com uma extensão de 500 metros quadrados.

Tendo em conta que as queimas e queimadas são das principais causas de incêndios em Portugal, a GNR recorda que este tipo de acções está dependente de autorização ou comunicação prévia às autoridades da protecção civil e é interdita sempre que se verifique um nível de perigo de incêndio rural “muito elevado” ou “máximo”.