Sociedade
Associações vão ocupar parte das instalações do IPDJ de Leiria
Município e Instituto Português do Desporto e da Juventude (IPDJ) assinaram, esta tarde, memorando de entendimento para dar utilização aos espaços vazios.
Um “bom exemplo de gestão pública”. Foi desta forma que o secretário do Estado do Desporto e da Juventude, João Paulo Correia, classificou o memorando de entendimento celebrado, esta tarde, que prevê que os espaços vazios no edifício do Instituto Português do Desporto e da Juventude (IPDJ) em Leiria sejam ocupado por associações juvenis e esportivas.
O acordo firmado prevê que o município faça obras de reabilitação e adaptação do edifício, ainda por estimar. O previsto é que no primeiro trimestre do próximo ano sejam definidas as instruções a fazer, bem como o modelo de gestão dos espaços e a repartição dos custos de manutenção.
“Esta é uma oportunidade de podermos, com o IPDJ, rentabilizar, não do ponto de vista financeiro, mas do ponto de vista associativo” este espaço, salientou o presidente da Câmara de Leiria, Gonçalo Lopes, frisando que o entendimento agora permitir permitir “ criar condições” para acolher projectos na área da juventude e do desporto que, actualmente, “não tem a sua sede nas melhores condições”
Por seu lado, o presidente do IPDJ, Vítor Pataco, sublinhou o facto de uma iniciativa que permitiu colocar o edifício, que está “sobre-dimensionado para a missã” presente do Instituto, “ao serviço da comunidade local, de um conjunto de associações e entidades que podem trazer valor acrescentado”. “Vai ganhar o Instituto, o município e o movimento associativo”, concluiu Gonçalo Lopes.