Viver
Assinados contratos Pro Leiria que apoiam 176 projectos na cultura
Contempladas iniciativas de programação e também investimento em infra-estruturas

“As associações culturais constituem-se como verdadeiros parceiros do Município e que por força do seu trabalho, dedicação e capacidade organizativa, enriquecem a vida comunitária, promovem o intercâmbio geracional e a inclusão social e contribuem para a qualificação das nossas freguesias”, defende Anabela Graça, vereadora com os pelouros da Educação e da Cultura na Câmara de Leiria.
“Investir e apoiar o movimento associativo significa fortalecer a identidade cultural do nosso concelho, estimular novas formas de expressão artística e preservar a memória coletiva”, assinala a autarca.
Os comentários de Anabela Graça têm como contexto a outorga, esta semana, dos contratos programa no âmbito do Pro Leiria para a área da cultura, que representam um valor 1.277.950,80 euros, ou seja, praticamente 1 milhão e 300 mil euros.
Os apoios contemplam 176 projectos nas tipologias "actividade regular", "programação" e "apoio ao investimento".
Segundo o município, "contribuem para a democratização do acesso à cultura, fomentando novos discursos e estéticas artísticas, bem como obras de requalificação e conservação de sedes e de outras instalações associadas à prática de actividades culturais".