Sociedade

Aprovada declaração ambiental ao projecto da alta velocidade que atravessa o distrito

3 jul 2025 11:39

Agência Portuguesa do Ambiente emite parecer favorável condicionado à adopção de quase 200 medidas de minimização

aprovada-declaracao-ambiental-ao-projecto-da-alta-velocidade-que-atravessa-o-distrito
Esboço da praça da nova estação de Leiria
Imagem InfraEstruturas de Portugal

A Agência Portuguesa do Ambiente (APA) deu parecer favorável ao troço da linha de alta velocidade entre Soure e Carregado, que atravessa o distrito, condicionado à adopção de quase 200 medidas de minimização.

“Ponderando os impactos negativos identificados, na generalidade susceptíveis de minimização, e os impactos positivos significativos perspectivados, emite-se a decisão favorável condicionada", lê-se no parecer ao qual o JORNAL DE LEIRIA teve acesso.

No documento, é defendida como a solução de traçado mais favorável a opção B, que passa mais a poente, com a inclusão de uma variante a Regueira de Pontes, no concelho de Leiria. Em todos os trechos, o parecer da APA considera “ambientalmente mais favoráveis” as alternativas B, sendo que no troço 2, entre Rio Maior e Juncal (Porto de Mós), é sugerida a conjugação das duas opções.

Em comunicado, a Câmara de Leiria salienta o facto de a solução aprovada corresponder “genericamente à proposta defendida pelo município. “No que respeita ao território de Leiria, a decisão recaiu sobre a construção de uma nova estação na zona da freguesia da Barosa e da passagem da linha no limite da mancha urbana da freguesia de Regueira de Pontes”, refere a autarquia.

A câmara, liderada por Gonçalo Lopes, salienta, no entanto, a necessidade de, na fase seguinte, a de elaboração do projecto de execução, garantir as condições impostas em sede de consulta pública, nomeadamente, acessibilidades viárias e intermodais adequadas à nova estação ferroviária e a integração do projecto no ordenamento do território, “com atenção à mitigação de impactes em áreas urbanas, agrícolas e ambientais”.

Naquela nota de imprensa, o municípuio promete ainda que “acompanhará de forma atenta a evolução do processo, nomeadamente o traçado a apresentar no projecto de execução, colaborando na definição e implementação das soluções de mobilidade, acessibilidade e ordenamento".

O troço Soure-Carregado, que faz parte da segunda fase da linha de alta velocidade entre Porto e Lisboa, tem uma extensão aproximada de 115 quilómetros, a construir em via dupla electrificada, com uma velocidade máxima de 300 km/h. Será exclusivaente +ara passageiros e contempla uma estação em Leiria, a localizar na Barosa, que servirá também a linha do Oeste, o que implicará a desactivação da actual estação ferroviária.