Viver
Apoios. DGArtes confirma Orfeão, Jazz Valado e Ccer Mais
As três estruturas artísticas com sede no distrito de Leiria vão receber, em conjunto, 840 mil euros nos próximos dois anos
Já é conhecida a decisão final do concurso do Programa de Apoio Sustentado no domínio da Programação para o biénio 2025/2026 e confirma-se que a Direcção-Geral das Artes (DGArtes) vai financiar dois projectos no concelho de Leiria e outro no concelho da Nazaré.
A cooperativa Ccer Mais, de Leiria, com o projecto Da Nascente até à Foz, vai receber 240 mil euros por cada ano, ou seja, 480 mil euros, no total.
Para o mesmo período de dois anos, a DGArtes atribuiu 240 mil euros ao Orfeão de Leiria (o que inclui a realização do festival Música em Leiria) e 120 mil euros à Biblioteca de Instrução e Recreio (que organiza o festival de jazz de Valado de Frades).
Entretanto, continua pendente a decisão final do concurso do Programa de Apoio Sustentado às Artes – Teatro (criação, edição, formação e acções estratégicas de mediação) também na modalidade bienal com vista a 2025 e 2026.
Para já, duas companhias do distrito de Leiria são propostas para apoio no projecto de decisão e aguardam os resultados definitivos.
Com sede em Leiria, o Leirena poderá receber, no total, 240 mil euros, distribuídos pelos dois anos, ou seja, 120 mil euros em 2025 e 120 mil euros em 2026.
No projecto de decisão enviado às entidades que se candidataram, também a S.A. Marionetas, de Alcobaça, é proposta para apoio, nos mesmos termos: 240 mil euros, com 120 mil euros para cada um dos dois anos.