Sociedade
Antigo centro de saúde dos Parceiros, em Leiria, vai acolher base do INEM
A solução trará “mais eficiência” à rede de emergência e permitirá “rentabilizar património do município que não estava a ser utilizado”, alega o vereador Luís Lopes

O antigo centro de saúde dos Parceiros, em Leiria, vai acolher a base operacional da ambulância de emergência médica, instalada transitoriamente no quartel dos Bombeiros Sapadores de Leiria.
A informação foi avançada, na última reunião de câmara, com o vereador Luís Lopes, que tutela a área da Protecção Civil, a explicar que esta solução trará “mais eficiência” à rede de emergência e permitirá “rentabilizar património do município que não estava a ser utilizado”. A mudança deverá ocorrer ainda este mês.
“Não faria sentido mantermos esta ambulância no mesmo sítio onde já temos as dos Bombeiros Sapadores. Tentou-se optimizar, por um lado, os tempos de resposta dentro da malha que foi estabelecida e, por outro, atender ao aumento de população na zona de Parceiros e do número de ocorrências naquele território”, salientou Luís Lopes.
O Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) adiantou à agência Lusa que esta mudança acontece porque “a base hospitalar deixou de reunir as condições necessárias para utilização por parte desta equipa, composta actualmente por oito técnicos de emergência pré-hospitalar”.
De acordo com o INEM, a nova base proporcionará “melhores espaços para organização do trabalho, descanso e alimentação” e para “armazenamento e higienização de material e de estacionamento para a viatura”. Por outro lado, passa a ter um “acesso mais rápido a vias de circulação que permitem chegar em menor tempo a diversas zonas da área de actuação deste meio de emergência”.