Sociedade

Ansião e Pombal unidos por um “IC 8 a sério”

25 jan 2026 16:00

Estratégia para ser trabalhada no seio da CIMRL

ansiao-e-pombal-unidos-por-um-ic-8-a-serio
IC8 é via estratégica para o desenvolvimento regional
Fotografia: Suzana Marto/Arquivo
Jacinto Silva Duro

O desafio foi lançado pelo antigo presidente de Câmara de Ansião, Fernando Marques, no seguimento da campanha eleitoral das últimas eleições autárquicas.

O ex-autarca e deputado da República, eleito pelo PSD, vaticinava que, caso Pedro Pimpão (PSD), candidato à autarquia de Pombal, e Jorge Cancelinha (PSD) candidato por Ansião, conseguissem a eleição, estaria na hora de “os dois juntos lutarem por um IC8 a sério, entre Ansião e Pombal”.

Questionado, após cerca de dois meses das tomadas de posse, o presidente da Câmara de Pombal diz que aceita o desafio de juntar forças em projectos comuns como este.

“É possível e é desejável. Nós, Pombal e Ansião, estamos unidos já há muitos anos na defesa dessa requalificação do IC8 entre Pombal e Avelar, no Pontão. São cerca de 20 quilómetros. Desde logo, para garantir a segurança rodoviária, evitar mais desastres com vítimas mortais, como infelizmente ainda vai acontecendo, e também garantir aqui uma maior fluidez do trânsito.

”Para Jorge Cancelinha, que venceu em Ansião, o trabalho com Pombal será positivo, mas poderá ser mais incisivo. Para este autarca, esta é uma estratégia para ser trabalhada no seio da CIMRL.

Já reuniu com o ministro das Infra--estruturas que lhe assegurou que a via está inscrita no Plano Rodoviário Nacional e que está “a ser feito um estudo”, no âmbito de um plano para criar uma autoestrada, que ligue, longitudinalmente, Idanha à Figueira da Foz, assumindo-se como via de acesso a Madrid.

“Na CIMRL, em conjunto com Pombal, mas também com Castanheira de Pera, Pedrógão Grande, Figueiró dos Vinhos e mesmo Alvaiázere, temos a possibilidade de fazer e manter a pressão, pois é também do interesse destes municípios que o IC8 seja requalifiado”, afirma o autarca, resumindo: “um verdadeiro IC8 em todo o seu traçado parecer-me-ia muito bem!”

Também o autarca de Pombal vê num “IC8 a sério” uma via estratégica para o desenvolvimento regional e “preferencial para conectar Portugal e Espanha”.

“Estarei sempre ao lado do presidente da Câmara Municipal de Ansião, na defesa dessa requalificação que entendemos ser urgente.”

Ainda com a recente eleição como presidente da Associação Nacional de Municípios Portugueses fresca e com um Governo resultante de uma coligação entre o PSD e o CDS-PP, Pedro Pimpão afirma que, “naturalmente, esta é uma oportunidade que temos de continuarmos a batalhar por causas comuns e que permitam que a região que a ganhar”.

Pimpão recorda a existência de um compromisso antigo para com os concelhos de Ansião e Pombal para a requalificação desta importante via.

“Vamos querer que este compromisso se torne realidade”, assegura.

E quem dará o primeiro passo?

“Daremos os passos juntos, porque é algo que nos une e por isso trabalharemos juntos também com os nossos representantes no Parlamento para que, efectivamente, se avance com esta requalificação”, garante o presidente da Câmara de Pombal.